Publicado por: alexandra | janeiro 14, 2008

As Amazonas

“Homens são guerreiros naturais,
mas uma mulher em batalha
é algo verdadeiramente sedento por sangue.”
(Cate Tiernan, em uma revista de História)

As amazonas eram guerreiras que cultuavam Ártemis, a deusa virgem da caça, e Ares, o deus da guerra. Eram descritas por Homero como “antianeirai” (aquelas que guerreiam como homens) e por Heródoto como “androktones” (assassinas de machos). Acredita-se que residiam na Ásia Menor, mas há tantos pontos de vista diferentes quanto haviam nações amazonas. Diz-se que elas construíram Éfeso. E parece que Éfeso foi erguida pelos gregos iônicos por cerca do ano 1.050 antes da Era Comum.

O nome amazona pode vir da palavra grega “Amazoi” que significa “seio faltando”, derivando da lenda de que elas retiravam o seio para facilitar o manejo do arco e flecha. Outra possibilidade é ter vindo do cimério “Ooma Zyona” que significa “filhas do cavalo”. Nesse caso, elas próprias não se chamavam assim, esse nome era pejorativo, assim como o era os romanos chamarem de “gregos” os helenos.

Diz-se também que essa tribo de guerreiras era descendente de Ares e Harmonia. Guerra, caça, agricultura e treinar jovens garotas amazonas eram suas principais ocupações. Havia duas rainhas governando a tribo, uma para defesa e outra para afazeres domésticos.

Elas se originaram do Cáucaso e se estabeleceram na beira do Rio Thermondon em Pontus, Ásia Menor. Fundaram a cidade de Themiscrya na costa da Euxine (atual Terme, na costa do Mar Negro, na Turquia) como sua capital. Provavelmente foram elas os primeiros humanos a montar em cavalos.

Machado de lâmina dupla

labrys” – machado de lâmina dupla

As amazonas eram um dos assuntos favoritos dos artistas gregos, principalmente escultores, escritores e pintores. Nos primeiros períodos, eram mostradas com um seio nu, vestidas como guerreiros gregos. Depois das Guerras Persas, eram representadas em roupas orientais, ou seja, com capas e calças. Mas elas nunca foram mostradas com um seio faltando. Suas armas eram bastante consistentes. Elas usavam o arco (um tributo a Ártemis, sem dúvida), o machado de lâmina dupla (como o machado de batalha dos Mistérios Eleusianos) e escudos em forma de lua crescente (outro tributo à deusa lunar). Alguns historiadores acrescentam lanças a seu repertório, mas isso não é aceitável (nem faz muito sentido)…


Responses

  1. Mas me tira uma dúvida.. me falaram que as amazonas eram sempre mulheres lindas..
    Beleza era um critério?? ou era secundário?? ou isso não fazia diferença??

  2. Acho que uma mulher treinada desde pequena pra ser guerreira… não tem como não exercer fascínio ou não ser linda.😉

  3. reamente achei muito interessante , não sabia que existiam tantas referencias sobre as amazonas, e sobre cultuarem Artemis e Ares . adorei!

  4. Bem, sobre tudo que li em relação á Amazonas, elas cultuavam uma deusa forte e bem feminina. Retirar seios é algo que desacredito, fundamentalmente porque é uma parte muito nossa, muito de mulher mesmo, visualmente o que mais impacta no nosso fisico em relação aos homens são nossos seios. Dificilmente se desfariam de um deles por causa de armas.
    Fora que provavelmente muitas morreriam após isso, pois nossos seios tem veias e terminações nervosas importantes e uma hemorragia seria fatal.

  5. cara gostei mt

  6. Republicou isso em rubiaria.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: