Publicado por: alexandra | janeiro 18, 2008

Gnothi Seauton

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo,
não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece, mas não conhece o inimigo,
para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo,
perderá todas as batalhas.” (Sun Tzu, ‘A Arte da Guerra’)

Desnecessário dizer que Sun Tzu não citou a possibilidade de alguém conhecer o inimigo e não se conhecer. Simplesmente porque ninguém pode achar que conhece os outros sem se conhecer primeiro. E é isso o que me chamou a atenção hoje.

Uma antiga suposta aliada que nunca se decidia de que lado estava, se afastou para se encontrar e continua totalmente perdida. Costumava colocar a culpa em mim ou em qualquer outra pessoa. Nos que a abandonaram, nos que a sufocaram, mas o problema na verdade é com ela. Se eu pudesse, retiraria agora todas as desculpas que lhe pedi. Não lamento por eu saber o que queria e ter sido clara. Lamento mais é por ela não enxergar a si própria. Olhando agora, de longe, ficou até mais fácil de perceber isso. Seu exército se desintegrou. Ela procura e não encontra ninguém. Fica se imaginando fazendo isso ou aquilo e critica a covardia dos outros, quando nem ela mesma teve coragem de tornar real a sua imaginação de fatos tão clichês. É, seu medo de pôr tudo a perder a fez evitar a vida e, fazendo assim, ela só vai acabar sendo derrotada por uma ausência de vida. E provavelmente vai ficar sonhando com o que deixou de fazer, com a oportunidade que não teve, ou com aquela que perdeu por ter sido cega demais para vê-la passar.

Ela dizia que tinha vários talentos. Bom, a minha profissão é só uma: batalhar. E até hoje venci; porque estou viva, experimentando, me permitindo, evoluindo, aproveitando… E ela? Hein, moça, e você? Só vai ficar assistindo o que perdeu?


Responses

  1. […] Nada mais a declarar… A não ser isto: (leia, clicando aqui). […]

  2. Uau.. não sei nem o que falar..
    Adorei o texto, viu?? Me ajudou a pensar aqui.. vc tá certíssima!!
    Preciso me conhecer para conhecer o inimigo.. uau!
    Posso roubar sua citação? rs
    bjokas e Dorothy

  3. […] tem muita gente assim por aí, inclusive a senhorita que citei no último post do blog espartana. Uma vez ela questionou minha “visão limitada” em querer ser fiel aos meus preceitos […]


Deixe uma resposta

Categorias

