Publicado por: alexandra | janeiro 20, 2008

Outras Cidades das Amazonas

Themiskyra foi a mais famosa cidade das Amazonas, mas além dessa há outras duas que dizem terem sido cidades delas: Lykastia e Chadesia.

Apollonius Rhodius nos dá o seguinte relato, em Argonáutica II (996 – 1000):

Pois elas habitavam não reunidas juntas em uma cidade, mas espalhadas sobre a terra, divididas em três tribos. Em uma parte, habitavam as themiscyrianas, sobre as quais na época reinava Hipólita, em outra as Lycastianas, e em outra as Chadesianas arremessadoras de dardos.

Na trilha dessas cidades

Lykastia:
O relato geográfico dos antigos escritores é bastante exato: Lykastia era o nome de um rio e de uma cidade a leste de Amisos (a Samsun de hoje), na costa sul do Mar Negro. Há também uma afirmação relativa à distância, diz-se que a cidade ficava a 20 estádios (3,6 km) leste de Amisos. Por causa dessa descrição, o rio deve ter sido o Mert Irmak e Lykastia deve ser idêntica às ruínas de Dündartepe!

agulha de osso de Dündartepe

Algumas descobertas em Dündartepe

As evidências arqueológicas implicam em uma cultura única que se sobressaía. Algumas descobertas excepcionais já foram apresentadas na internet.

À esquerda, você vê uma linda agulha feita de osso com um intrigante motivo de olho. À direita, há duas armas as quais foram encontradas em Dündartepe.

armas de Dündartepe

Dündartepe era a cidade de Lykastia, e as proximidades de Tekkeköy eram a fortaleza de Lykastia, e havia um cemitério também.


Chadesia:
Já a identificação da antiga Chadesia não é tão fácil assim. A antiga tradição revelou que Chadesia era o nome de um rio e de uma cidade, e que a cidade era na fronteira oeste das terras de Themiskyra. Mas não há localização definida. Uma sugestão muito provável é a de identificar a Chadesia com as poderosas ruínas de Akalan. Akalan fica a cerca de 18 km a sudoeste de Samsun (Amisos). Então o rio com este nome pode ser o Kurtun Irmak.

portão em Akalan

Akalan

Representação de uma impressionante construção feita de pedras largas. À esquerda, você vê os restos da passagem de um portão. À direita, você vê o imenso muro.

muro de Akalan

Há alguns argumentos para a identificação da Chadesia com as ruínas de Akalan: Akalan é situada nas redondezas a oeste da planície de Iris-Thermodon, que forma uma região coerente. Mais além, há um relato antigo de que Chadesia ficava a 150 estádios (cerca de 27 km) de Lykastos, que corresponderia mais ou menos com esses lugares.

Há escritos hititas, pertencentes à segunda metade do segundo milênio Antes da Era Comum, que mencionam uma cidade chamada Chajasa. Essa cidade era a capital das terras Azzi, e essas terras eram localizadas na costa do Mar Negro. De fato, é muito provável que a terra das Amazonas no rio Thermodon e as terras de Azzi sejam geograficamente idênticas.
O nome Azzi é similar ao termo Amazona. Um pesquisador alemão bem-conhecido que estuda a história hitita, chamado Friedrich Cornelius, sugeriu que o termo Amazon fosse formado da palavra Am – palavra popular para mãe ou mulher (em língua hitita) – em combinação com o nome Azzi, então Amazona seria Mulher das terras Azzi.
Além disso, o nome da capital de Azzi, Chajasa, é muito similar ao nome da cidade Amazona Chadesia.
Mesmo que não seja, é muita coincidência!

Há outra, ainda que audaciosa, localização de Chadesia. A oeste da planície Iris-Thermodon, há uma similar planície fértil, a planície do rio Kizilirmak (na antiguidade: Halys). Nessa região, foram escavadas muitas descobertas similares a aquelas de Dündartepe. Lá, o lugar mais importante da descoberta é Ikiztepe, perto de Bafra. Foi-se sugerido que essas planícies formavam uma cultura coerente, então parece possível que Chadesia seja idêntica com Ikiztepe.

(Fonte: Amazon Research , traduzido por mim)



Responses

  1. sinto-me feliz por ter encontrado um site com notícias tão variadas sobre as amazonas. sou formada em história e, se eu pudesse, correria esse mundo em busca de pistas de sua existência.

  2. obrigada, cris🙂


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: