Publicado por: alexandra | janeiro 20, 2008

Vou-me embora pra Temiscera…

A Terra das Amazonas

Themiskyra no rio Thermodon

O lar das bélicas Amazonas nunca foi um mundo fantasioso para os antigos gregos, mas foi bastante preciso. Era uma nação na embocadura do rio Thermodon, no norte da Turquia. Hoje o nome desse rio é quase o mesmo – Terme Çay.
Esse rio flui por cerca de 50 km a leste da cidade costeira Samsun, para dentro do Mar Negro. Essa região consiste de uma planície fértil, que é bastante isolada. Ao sul e a leste há altas montanhas, no oeste flui o largo rio Yesil Irmak e no norte há o Mar Negro.
As Amazonas tinham a reputação de serem habilidosas com a arte de cavalgar (daí ‘amazonas’), e até hoje você pode ver cavalos correndo livres naquele local.
Nas barragens do rio Thermodon, há Themiskyra (Temiscera) – a famosa cidade fortificada das Amazonas.

Mas onde ficava ‘Themiskyra’?

Até hoje Themiskyra não foi ainda descoberta, se bem que não se procurou mesmo totalmente por ela! Mas há muitos de vários traços antigos de uma cultura refinada nessa área.

Descobertas Arqueológicas de Dündartepe
Em Dündartepe, perto da costa do mar, a alguns quilômetros a leste da cidade de Samsun, foram descobertos os restos de um assentamento de aproximadamente 4 a 5 mil anos de idade. O fato mais interessante dessa escavação foi que os achados lá são bastante diferentes dos achados da mesma época naquela área. Além disso, as descobertas permitem a conjetura de que, nessa cultura, as mulheres tinham uma posição preeminente!

bumbum feminino com tatuagens?
Bumbum feminino com tatuagens?

�dolo feminino de Dündartepe
Ídolo feminino de Dündartepe

Kapru Kale

fortaleza de Kapru Kale

Kapru Kale
Próxima à fonte de Thermodon (hoje Terme Çay) na área montanhosa ao sul, há as ruínas de uma fortaleza, a qual é extremamente inacessível. Embora muito inalcansável e muito destruída, ela ainda representa um poderoso monumento, o que transmite a idéia de que essa fortaleza deve ter sido um lugar importante. Será que foi o último refúgio das tão duramente pressionadas Amazonas?

Aretias – Ilha das Amazonas

Aretias, hoje Giresun Adasi, é a única ilha ao longo de toda a costa sul do Mar Negro, e é um lugar de aparência mística. Mesmo hoje os ritos de culto são executados ali, parece que há uma continuidade da Era do Bronze até hoje. O que era a ilha sagrada das Amazonas, na Idade Média foi um monastério bizantino, e hoje é um lugar de ritos pré-islâmicos. Há a pedra mística de Hamza, onde desejos se tornam reais, e a cada ano há um festival que é dominado pelas mulheres.

Giresun Adasi

(Fontes: Amazon Research, traduzido por mim.)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: