Publicado por: alexandra | fevereiro 7, 2008

Afiando sua Faca

woman_with_knifeParece algo simples, mas essa é uma das dúvidas mais freqüentes de quem possui armas brancas. As pessoas não sabem afiar. Mas não se trata de uma tarefa difícil, é mais técnica e saber o que é verdade e o que é boato relacionado a uma boa afiação.

O primeiro boato é que faca afiada não perde o corte. Isso não tem a ver com o fio, mas com a qualidade da lâmina, se ela é bem temperada e mais durável do que uma de qualidade inferior. Pegar fio qualquer pedaço de aço pega, mas “durar” é outra história. Tem também o uso das tais chairas (amolador comprido) que, se prolongado, causa um arredondamento do fio da faca, o que a deixa cega. E isso se dá porque não usam direito a pedra de amolar.

Outro boato é de que usar cebola e limão na faca as faz ficar cegas. Não é o limão ou a cebola que cega a lâmina, o que acontece é que cortam esses vegetais sobre cerâmica esmaltada ou vidro ou granito ou mármore, que são materiais com uma dureza muito maior do que o aço da faca. É para isso que existem tábuas de carne feitas de madeira ou de plástico, materiais que não agridem o corte.

Na hora de escolher sua pedra de afiar, dê preferência para as de dupla face. Depois de fixá-la, comece a afiar um lado da lâmina, indo de encontro com a superfície, como se você fosse fatiar a pedra, no lado grosso, prestando atenção no ângulo em que a lâmina deve ser passada. Depois de dar algumas passadas do mesmo lado grosso na pedra, passe o dedo perpendicularmente ao sentido do fio e sinta se o lado oposto ao da afiação já está fazendo rebarba. Se estiver, repita a mesma quantidade de passadas do outro lado da faca, porém em sentido oposto ao feito anteriormente, mas sempre “fatiando a pedra”. Após sentir a rebarba também deste lado, vá alternando uma passada de cada lado. Você já fez grande parte da afiação neste momento. Agora mude a pedra para o lado fino e vá alternando as passadas novamente. Sinta o fio e veja que sua faca já tem um fio muito bom.

Nesse momento, se você tiver em mãos uma pedra com uma grana mais fina ainda, ela poderá ser usada. Para finalizar você poderá passar sua faca em uma superfície de couro, do lado da raspa, desta vez ao invés de fatiar você irá passar no sentido contrário do fio. Se preferir este couro poderá estar impregnado com uma massa de polir (como os antigos barbeiros faziam).

Não se esqueça de trabalhar com a pedra sempre molhada, pois se trabalharmos com ela seca seus poros serão tapados pela limalha que se desprende da lâmina, dificultando a operação de afiar. Lembro também que após o uso de suas pedras, lave-as muito bem, seque-as e você poderá guardá-las sem problemas. A dureza de uma lâmina influencia diretamente na facilidade de afiá-la. Quanto mais macio o aço da faca mais fácil de se afiá-la será, porém quanto mais dura for a lâmina sua afiação também será uma tarefa difícil.

Agora você poderá testar sua lâmina para ver como está o fio. Um bom teste é cortar um pedaço de papel. Segure o papel em posição vertical pelos dedos polegar e indicador e deslize a lâmina no sentido vertical. O corte deverá ser fácil e limpo. Se você perceber que a faca está “serrando” o papel volte novamente à afiação para corrigir este defeito e teste novamente.

Pode ser que no começo sua afiação não seja uma maravilha, mas com o tempo você terá mais prática e experiência.

(Adaptado de apostila de Francisco Ferrari – “Como fazer uma faca forjada”.)


Responses

  1. Tenho um enorme prazer em amolar facas.. risos. Deve ser essa apropriação do masculino, de força. Eu não sabia q tinha q molhar a pedra, BOa dica! bj


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: